O medo de falar em público atrapalha sua vida? - Zenaide Carvalho


Artigo enviado pelo palestrante
Junho de 2008

O medo de falar em público atrapalha sua vida? por Zenaide Carvalho



O medo, que é uma expectativa de que aconteça algo de ruim, também foi objeto de outra pesquisa – desta vez publicada no livro Como Conquistar Pessoas. Tal pesquisa constatou que de tudo que tememos 87% nunca acontece e ainda outros 6% podem ser modificados por nossas atitudes. Somente 7% acontece de fato.



Traduzindo estes números para suas apresentações públicas, isto quer dizer que se você falar em público 100 vezes, somente 7 vezes você terá um desempenho ruim. Nas outras 93 vezes você conseguirá dar o seu recado.



Relaxou? Relaxe um pouco mais: você é melhor do que você pensa, quando fala em público. Nós fazemos uma idéia muito crítica de nossas apresentações. Mas quando somos filmados e gravados até detectamos erros, vícios, mas no geral, somos melhores do que pensamos que somos. Quase ninguém percebe nosso tremor ou suor frio inicial. E isso só acontece no começo da apresentação.



Quer ficar um pouco mais confiante? O medo de falar em público é igual a tudo que você não conhece. Eu fiz um acróstico com a palavra medo, veja:



M – Muita

E – Expectativa

D – Desastrosa

O – Ocorrendo



É verdade. O que está ocorrendo de desastroso é só a expectativa. Tudo que aprendemos fica mais fácil. Lembra da tabuada? Quem imaginaria que hoje você estaria operando uma calculadora HP12C ou ainda fazendo macros no excel? Pois é, tudo começou com a tabuada e você nem sabia contar nos dedos!



O medo de falar em público está baseado em quatro desconhecimentos. Nosso desconhecimento dos assuntos sobre o qual falaremos. Nosso desconhecimento de nosso potencial como oradores. E o desconhecimento das técnicas de falar em público. E ainda o desconhecimento do público e suas reações. E tudo isso pode se aprendido e superado.



Se o medo de falar em público está atrapalhando sua vida profissional ou pessoal, saiba que há remédio. São livros, cursos e muita prática. Sei de vários casos vitoriosos de quem resolveu encarar a platéia. E nunca ouvi falar de ninguém que morreu diante do microfone.



Para quem trabalha com educação, como eu, sabe que ao entrar em uma sala de aula a primeira vez sempre dá aquele friozinho na barriga. Isso não vai passar nunca. Os grandes personagens públicos já falaram que sentem medo. Que bom, somos normais. O medo não vai passar nunca. O que aprendemos é a dominá-lo. É a mente sobre o corpo. Depois fica automático, como dirigir. Mas comecei como estudante, apresentando trabalhos lá na frente.



E como tudo que nos é desconhecido causa ansiedade, só estudando, lendo, praticando e aprendendo as técnicas isso passará. Como a sua evolução da tabuada para a matemática financeira, das suas aulas de direção até passar a quinta marcha automaticamente.



Vamos lá, anime-se! Faça um teste! Faça um discurso a favor da pessoa mais importante da sua vida. Sim, estou falando de você mesmo Pode ser diante do espelho do banheiro ou do seu quarto.



Vista sua melhor roupa, sorria, passe confiança para essa pessoa e diga: Você é capaz, você pode, você é o melhor do mundo, você é o cara, você é a mina! Depois cante a música que você mais goste. Interprete, sorria, você pode, você é o cara, você é mina mesmo! E não esqueça dos aplausos. Parabéns, você acaba de fazer sua primeira apresentação em público! Eu acredito na sua superação. E você?





Zenaide Carvalho

Escritora, Palestrante e Instrutora

Autora do livro “Os Segredos da Oratória Política em 10 Lições”, a ser lançado em junho/08 pela Editora Minelli e do livro “Como Abrir Sua Empresa, da Idéia aos Lucros”, também publicado pela mesma editora.

falecom@zenaidecarvalho.com.br


Anuncie aqui! Veja condição de banner. Como elaborar palestras Seu palestrante está aqui! Quero me cadastrar
Desenvolvido pela iPixel tecnologia da informação